Está com medo da reforma de previdência? Acompanhe nossas dicas!

Insegurança e preocupação: é o que reflete a reforma da previdência. Tenho certeza que você, que está em vias de se aposentar, tem contado os dias que faltam para a tão sonhada aposentadoria, especialmente por conta deste cenário de incertezas.

Você sabia que a sua contagem de tempo de contribuição pode ser maior do que aquela que consta no INSS? Para verificar se é possível conseguir somar alguns meses (ou quem sabe anos) no seu histórico de contribuição acompanhe nossas dicas:

1. Verifique se todos os seus vínculos foram devidamente anotados no cadastro do INSS.

2. Você recolheu por carnê durante algum período? É bom conferir se o INSS computou esse tempo.

3. Pode ser que você tenha exercido alguma atividade especial durante a sua vida laborativa. Nesses casos, é preciso solicitar a conversão de tempo especial em tempo normal e isso refletirá no aumento do tempo de contribuição.

4. É possível que você tenha algum período sem pagamento e que, a depender do caso, seja viável o recolhimento desse período. Mas isso deve ser analisado por profissional especialista na área.

5. Quem esteve afastado do trabalho por incapacidade (seja por auxílio doença ou aposentadoria por invalidez) não deve ter prejuízo na contagem deste tempo para fins de uma futura aposentadoria. Para garantir este direito, é importante cumprir as determinações legais e buscar orientação especializada tão logo o INSS conceda alta médica.

6. Faça um planejamento previdenciário! Você não pode tomar decisões precipitadas em relação a sua aposentadoria. Afinal, esse será o seu “salário” para o resto da vida.

Nosso escritório atua com destaque nessa área e ficaremos felizes em ajudar!

Deixe seu comentário

×